1 de ago. de 2010

A FESTA DA COCADA NA PRAIA DE MARACAÍPE – PERNAMBUCO.

Neste último final de semana, nos dias 30 e 31 de julho (sexta e sábado), aconteceu um divertido, interessante e acima de tudo um importante evento para o Turismo e o Comércio da Praia de Maracaípe, no Litoral Sul Pernambucano, em época de baixa estação turística, com o intuito de estimular as vindas de cada vez mais visitantes. A festa acontece uma vez ao ano, sempre no mês de julho (em 2010 completando doze edições), desde 1999 e é organizado pela Prefeitura de Ipojuca.

A festa é muito conhecida pela sua Cocada Gigante que possui 24 metros de comprimento e precisa de 30 pessoas para produzi-la, “A Maior Cocada do Mundo”. O detalhe é que o doce é servido na própria quenga de coco de onde é retirado o ingrediente para a produção. Nesta edição, a Cocada Gigante, candidata do Guiness Book na categoria de maior cocada do mundo, aparece com 24 metros. A promessa dos organizadores é de que ela cresça um metro a cada ano (perdendo apenas para a Bahia, que tem o título de maior cocada e acarajé do mundo). A receita que é um doce típico da culinária Nordestina e Brasileira leva: 1.200 cocos, 250 latas de leite condensado, cinco sacas de açúcar e um quilo de cravos da índia. Esta peculiar receita foi servida ao público local e aos visitantes no sábado (31).

A brincadeira começou como uma grande festa popular e hoje atrai cerca de 8 mil pessoas. A festa acontece num terreno usado para grandes eventos, próximo ao “Bar do Marcão”, na praia, e abriga várias atrações culturais e artísticas que anima toda a noite. O turista pode presenciar grupos de dança e capoeira, brincadeiras populares como quebra-panela, O pau-de-sebo e a caça quenga (onde quengas de coco são escondidas para que as pessoas possam encontrá-las). Além estrutura para shows com palco para bandas diversas de forró e reggae, e uma tenda eletrônica. Este ano um passeio ciclístico saindo da Praia de Porto de Galinhas deu início a festa promovida por Luizinho e Nilma, pais do surfista profissional Halley Batista.


Além da festa também começou sexta-feira a 3ª Etapa do Circuito Nordestino Profissional de surf 2010, com os melhores surfistas nordestinos quebrando em águas pernambucanas.




By Uan_

Um comentário:

Paulinha aveiro disse...

Ohh Muitooo boa a matéria. Ótimas informações!