Sobre o curso Bacharelado em Turismo

TURISMO
O curso do Turismo ministrado nas instalações do Departamento de Hotelaria e Turismo - DHT surgiu em 1995 como uma resposta da UFPE aos anseios do trade turístico pernambucano por uma mão-de-obra mais qualificada. Por meio de um elevado padrão de qualidade de ensino, pesquisa e extensão, a Universidade garante aos alunos deste curso os conhecimentos teóricos básicos e as práticas necessárias para atuarem com desembaraço e desenvoltura nas empresas e empreendimentos do setor.

Outro importante desafio do curso é promover o intercâmbio científico e cultural dos seus alunos, assim como a participação em programas oficiais de cooperação nacional e internacional. Os docentes ligados ao bacharelado em Turismo atuam no sentido de complementar a formação cultural, moral, ética e cívica dos alunos e de orientá-lo a agir sempre de acordo com o interesse da cultura e do lazer da sociedade.

O curso possui uma duração de quatro anos, perfazendo um total de 3.000 horas/aula. Com turmas individuais de 30 (trinta) alunos, prevê a possibilidade de duas entradas por ano. Uma em fevereiro no início do ano letivo e uma outra no segundo semestre com início das aulas geralmente durante o mês de agosto. O processo seletivo adotado pela UFPE é o vestibular ministrado pela Covest e que acontece durante o mês de setembro.

OBJETIVOS
O curso de Turismo foi concebido em função da necessidade de suprir uma demanda de profissionais necessários a um mercado que apresenta elevadas taxas de crescimento nos últimos anos e vem se transformando num dos setores mais rentáveis de uma economia globalizada, gerando novos empreendimentos e empregos.

Como função social, o Turismo se caracteriza como lazer, um direito que, mais recentemente, começou a ser visto como tão fundamental quanto o trabalho, a moradia, o transporte, a segurança, a saúde e a educação. Por diversos fatores, cada vez mais, as pessoas estão dispondo de maiores parcelas de tempo livre e, nesse momento, os profissionais de turismo se fazem necessários para orientá-las a usufruir plenamente do seu tempo livre.

As exigências do mundo atual, a dinâmica das interações sociais e os desafios das mudanças nos padrões organizacionais, tornam imprescindível a formação de um profissional versátil e empreendedor. O curso de Turismo da UFPE, foi então concebido de forma a acompanhar esta dinamicidade e mobilidade que caracterizam o mundo moderno, buscando garantir:

A inclusão de disciplinas que incorporem os avanços científicos e tecnológicos;
Práticas educacionais subsidiadas por estágios supervisionados, monitoria e participação em empresa júnior;
Uma atuação pedagógica inovadora, identificando formas individualizadas de procedimentos;
Métodos e ações vinculados às experiências profissionais e especificidades próprias da atividade turística.
São objetivos do curso de Turismo da UFPE

Preparar o aluno para enfrentar um mercado emergente e extremamente competitivo, mediante uma formação que permita atuar na operacionalização das atividades turísticas, bem como tornar-se um empreendedor;
Desenvolver nos estudantes habilidades técnicas, humanas e conceituais inerentes às atividades turísticas;
Levar os alunos ao aprendizado e ao desenvolvimento da capacidade de pensar, de solucionar situações complexas, de diagnosticar e de propor alternativas para as rotinas e problemas pertinentes às atividades turísticas;
Capacitar o aluno a desenvolver uma relação de cumplicidade com a área de turismo, implementando o seus desenvolvimento de forma planejada, eficaz e eficiente, como convém a todos os profissionais desse tipo de atividade;
Capacitar o aluno a desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico.

PERFIL DO ALUNO
O profissional a ser formado no curso do Turismo da UFPE deverá contribuir para os resultados dos empreendimentos que envolvem as atividades turísticas, e não agir simplesmente como um mero executor de tarefas. Deverá ser caracterizar como um profissional diferenciado, o que significa participar da responsabilidade pelo desempenho das atividades que envolvem sua atuação.

Caberá ao aluno de turismo egresso da UFPE planejar, organizar, controlar e executar ou acompanhar a execução do funcionamento de qualquer tipo de atividade que envolva a área turística, tanto em organizações privadas, quanto públicas, com o objetivo de atingir o máximo de produtividade. Ele deverá determinar os princípios gerais das atividades e funções e procurar garantir a utilização eficaz da mão-de-obra, dos equipamentos, dos materiais, dos serviços e dos recursos financeiros, orientando e controlando as atividades através de planos pré-estabelecidos e políticas implementadas.

O futuro profissional deverá adotar planos de comparação entre as metas programadas e os resultados atingidos a fim de corrigir distorções, avaliar o desempenho e replanejar as atividades de acordo com os dados obtidos. Atuar nos diversos segmentos da atividade turística elaborando rotinas de trabalho e atividades, tendo em vista a implantação de sistemas que conduzam aos melhores resultados com os menores custos.

Atividades

As principais atividades a serem desenvolvidas pelos profissionais da área de turismo atuando como profissional liberal ou em organizações privadas ou públicas são:

Elaborar pareceres, relatórios, planos, programas e projetos em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas para o desenvolvimento das atividades turísticas;
Realizar pesquisas, estudos e análises, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos das atividades turísticas em geral, tais como: administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento financeiro e de material, relações públicas, bem como outras atividades correlatas e relacionadas com o turismo;
Ocupar funções em cargos técnicos de chefia ou de direção, assessoramento e consultoria em empresas privadas ou públicas, cujas atribuições envolvam especificamente a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de desenvolvimento das atividades turísticas;
Exercer o magistério em disciplinas que envolvem conhecimento das atividades turísticas. Para o desenvolvimento das características descritas acima, o profissional a ser formado no Curso de Turismo, deverá ser capaz de:
Determinar o melhor meio de se empregar os esforços objetivando otimizar resultados e minimizar riscos;
Tomar e saber implementar decisões;
Exercer sua liderança, compreender os fenômenos da dinâmica grupal, coordenar e dinamizar reuniões;
Agir dentro de princípios éticos e morais com os órgão diretivos e fiscalizadores da profissão e, principalmente, com a sociedade;
Compreender a abordagem sistêmica no trato com problemas que se relacionem com a atividade turística.