3 de set. de 2010

Olinda ganhará trem turístico



Os turistas que visitarem Olinda no próximo verão terão novidade. A prefeitura do município anunciou projeto que prevê a instalação de um trem que circulará pelos principais pontos turísticos da cidade. O objetivo é proporcionar um ambiente mais agradável para os que não querem ou não podem enfrentar o sobe e desce das ladeiras.
A ideia é que circulem de dois a seis trens diariamente. Quem desejar fazer o passeio só precisará pagar uma passagem e poderá utilizar o transporte quantas vezes quiser ao longo do dia, além de receber gratuitamente um mapa de Olinda.
Os trenzinhos terão uma locomotiva e dois ou três vagões e andarão sobre rodas, não sobre trilhos. O secretário de Turismo, Maurício Galvão, garante que o veículo será construído especialmente para atender à finalidade proposta. “Deixamos bem claro no edital que a ideia não é colocar veículos adaptados para circular pela cidade. Queremos algo construído especialmente para atender à demanda turística de Olinda”, comenta ele.
O edital de licitação para construção do trem e elaboração do sistema de compra de passagens já está pronto e será lançado na semana que vem. Em 30 dias, serão avaliadas as propostas das empresas. De acordo com o calendário da prefeitura, o trenzinho deverá estar pronto dentro de aproximadamente dois meses.
“Queremos colocá-lo para funcionar o mais rápido possível. Se todos os documentos da licitação estiverem corretos, não há mais porque esperar”, comentou o secretário de Turismo.
O projeto, na verdade, começou a ser elaborado já no primeiro semestre deste ano. É que, quando foi aberta a primeira concorrência de licitação, a empresa escolhida não apresentou os documentos completos, então foi preciso abrir uma nova concorrência.
O roteiro incluirá a Avenida Liberdade, Rua do Bonfim, Rua da Misericórdia, Rua Bernardo Vieira de Melo. Rua de São Bento, Rua 27 de Janeiro, Rua Prudente de Morais, Rua do Amparo, Rua Bispo Coutinho e Rua de São Francisco. O preço das passagens ficará em torno de R$ 15, mas o anúncio oficial depende do sistema adotado pela empresa escolhida.
Para o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, “o equipamento turístico é importante porque permite que as pessoas conheçam os pontos históricos e turísticos mais famosos da maneira como desejarem”.
Fonte:http://blogjornalsinaculo.blogspot.com/2010/09/noticias-de-cultura-com-humberto-maia.html

By: Uan_

Nenhum comentário: