
Para você que sempre sonhou em está no século 17 e presenciar a Batalha dos Guararapes (foto 1). A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes organiza um espetáculo que remonta essa história.
Confira a redação do pe360graus:

Henrique Dias, João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, todo mundo já deve ter ouvido esses nomes. São ruas do Recife e de Jaboatão dos Guararapes. Esses são os nomes de importantes personagens da história de Pernambuco.
História que é contada por atores e por moradores de comunidades de Jaboatão, no espetáculo "Batalha dos Guararapes: assim nasceu a pátria".
O espetáculo começa no camarim. Maquiagem. Figurino. Uma transformação para todo o elenco. “Estamos no século 17. É bom entrar no clima”, disse o ator Rui Aguiar.
Para alguns, a noite é de estreia. Os novatos dividem o espaço e a cena com os veteranos. Um deles é Reinaldo Oliveira, que dá vida a João Fernandes Vieira. “Tem que atingir a mocidade atual, para que ela possa sentir a importância da história de Pernambuco na história do Brasil”, falou.
No palco, a experiência faz diferença. Que o diga a atriz Ivonete Melo. Assim que entrou em cena, o sapato quebrou, mas, como se diz, ela não desceu do salto. “Tive que improvisar com um pé para o alto. O que cair, o que pintar na hora, você tem que tirar de letra”, explicou.
O cenário também aumentou e ganhou até um palco giratório, que ajuda a contar uma das mais importantes passagens de nossa história. “O cenário tem que estar bem fixado. A gente tem que ter uma técnica muito especial”, disse o cenógrafo Otávio Catanho.
Durante quase duas horas, momentos marcantes. A chegada de Maurício de Nassau. Os engenheiros, botânicos e artistas trazidos por ele, a exemplo de Eckout e Franz Post, que retrataram o Recife do século 17. A suposta traição de Calabar, que, por ter ajudado os holandeses, foi condenado à forca. O boi voador e a coragem das mulheres de Pernambuco, que preferiram morrer a se render aos holandeses.
Também não faltou romance, como o da brasileira Ana Paes e o holandês Tourlon. Mas o momento mais esperado foi mesmo o da batalha no Monte Guararapes, considerada pelos historiadores a primeira expressão do nacionalismo brasileiro.
O confronto reuniu, de um lado, índios, negros, brancos e mestiços sob o comando de André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Felipe Camarão e Henrique Dias, contra os invasores holandeses, que acabaram derrotados. A cena reuniu mais de 200 atores e figurantes. A maioria, moradores de comunidades próximas ao monte. Mecânicos, pedreiros, auxiliares administrativos.
“É difícil pegar pessoas que não são atores e fazê-los interpretar. Foram muito bem”, contou o diretor José Pimentel.

P.S Um grupo de Turismo 2009.1 está elaborando um projeto para frequentemente adiquirir mais visitantes ao Montes dos Guararapes. Portanto, aguardem boas e novas ideias.
Posted by Roberta_
Nenhum comentário:
Postar um comentário