14 de nov. de 2010

Espetáculo no Monte dos Guararapes


Para você que sempre sonhou em está no século 17 e presenciar a Batalha dos Guararapes (foto 1). A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes organiza um espetáculo que remonta essa história.

Confira a redação do pe360graus:


A história é contada por atores e por moradores de comunidades de Jaboatão; para assistir, não é preciso pagar.

Henrique Dias, João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, todo mundo já deve ter ouvido esses nomes. São ruas do Recife e de Jaboatão dos Guararapes. Esses são os nomes de importantes personagens da história de Pernambuco.

História que é contada por atores e por moradores de comunidades de Jaboatão, no espetáculo "Batalha dos Guararapes: assim nasceu a pátria".

O espetáculo começa no camarim. Maquiagem. Figurino. Uma transformação para todo o elenco. “Estamos no século 17. É bom entrar no clima”, disse o ator Rui Aguiar.

Para alguns, a noite é de estreia. Os novatos dividem o espaço e a cena com os veteranos. Um deles é Reinaldo Oliveira, que dá vida a João Fernandes Vieira. “Tem que atingir a mocidade atual, para que ela possa sentir a importância da história de Pernambuco na história do Brasil”, falou.

No palco, a experiência faz diferença. Que o diga a atriz Ivonete Melo. Assim que entrou em cena, o sapato quebrou, mas, como se diz, ela não desceu do salto. “Tive que improvisar com um pé para o alto. O que cair, o que pintar na hora, você tem que tirar de letra”, explicou.

O cenário também aumentou e ganhou até um palco giratório, que ajuda a contar uma das mais importantes passagens de nossa história. “O cenário tem que estar bem fixado. A gente tem que ter uma técnica muito especial”, disse o cenógrafo Otávio Catanho.

Durante quase duas horas, momentos marcantes. A chegada de Maurício de Nassau. Os engenheiros, botânicos e artistas trazidos por ele, a exemplo de Eckout e Franz Post, que retrataram o Recife do século 17. A suposta traição de Calabar, que, por ter ajudado os holandeses, foi condenado à forca. O boi voador e a coragem das mulheres de Pernambuco, que preferiram morrer a se render aos holandeses.

Também não faltou romance, como o da brasileira Ana Paes e o holandês Tourlon. Mas o momento mais esperado foi mesmo o da batalha no Monte Guararapes, considerada pelos historiadores a primeira expressão do nacionalismo brasileiro.

O confronto reuniu, de um lado, índios, negros, brancos e mestiços sob o comando de André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Felipe Camarão e Henrique Dias, contra os invasores holandeses, que acabaram derrotados. A cena reuniu mais de 200 atores e figurantes. A maioria, moradores de comunidades próximas ao monte. Mecânicos, pedreiros, auxiliares administrativos.

“É difícil pegar pessoas que não são atores e fazê-los interpretar. Foram muito bem”, contou o diretor José Pimentel.



Aos interessados, o espetáculo será apresentado até amanhã(15 de novembro), às 20h, nos Montes Guararapes (foto 2), em Jaboatão dos Guararapes. Não precisa pagar nada para assistir.



P.S Um grupo de Turismo 2009.1 está elaborando um projeto para frequentemente adiquirir mais visitantes ao Montes dos Guararapes. Portanto, aguardem boas e novas ideias.


Posted by Roberta_

Nenhum comentário: