Foto: Thiago Passos |
Depois de bater perna pela vila dos pescadores, jantar(uns com suas comprinhas feitas pelas redondezas e usando o refeitório, outros em restaurantes), acomodar-se e conviver em clima bem descontraído na noite do primeiro dia, todos foram descansar.
No segundo dia após a visita ao Projeto TAMAR, onde tivemos toda a explicação necessária e a surpresa do quão agradável é o ambiente e as pessoas que desenvolvem esse trabalho, realizamos pesquisa de campo com aplicação de questionários.
Foto: Leiliane |
Todos foram almoçar depois porque ninguém é de ferro e logo em seguida fomos ao nosso segundo destino, o Instituto Baleia Jubarte.
O Instituto Baleia Jubarte está localizado na Praia do Forte e faz o trabalho de monitoramento e conservação das baleias jubarte, que entre os meses de julho a outubro, se encontram em território brasileiro. A Praia do Forte já virou uma área de concentração e reprodução efetiva desses mamíferos.
Lá é um espaço bem interessante, muito perto da Vila, uns 5 minutos de caminhada. O Instituto encontra-se atualmente fechado por dificuldades financeiras, mas já está sendo realizado e concluído um projeto que reabrirá as portas do Instituto. Uma taxa simbólica de 1 real nos foi cobrada, para a manutenção do instituto.
Museu com peças explicativas sobre as baleias, replica do esqueleto de uma Jubarte e auditório são algumas das atrações que encontram-se lá. Nós como estudantes fomos com o intuito de aprender mais sobre a relação do Projeto, que tem uma missão bem clara de educação ambiental e conscientização acerca desses animais, com o Turismo. O estagiário de lá nos passou um documentário bem interessante num auditório que conseguiu acomodar a todos sem nenhum problema.
Ótimo espaço para turistas, moradores, estudantes, crianças, ecoturistas e aventureiros de plantão.
Também existe um passeio de barco que serve como observatório na época em que as Baleias estão se acasalando. Infelizmente não estávamos lá nessa época, mas podemos ter um idéia vendo os vídeos. Algo impressionante e válido.
Em breve, Costa do Sauípe. Aguardem...
Créditos: Thiago Passos
Nenhum comentário:
Postar um comentário