21 de ago de 2011

O Mercado Público Central de Porto Alegre


Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o Mercado Público Central foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Tombado como um Bem Cultural, tornou-se um ícone de compras da Capital do Estado.
O Mercado possui, hoje, 110estabelecimentos, com as seguintes atividades:
açougues, peixarias e frutos do mar, restaurantes (cozinha macrobiótica, cozinha japonesa, cozinha portuguesa, carnes variadas e um com buffet), lancherias, pastelaria, padarias, fruteiras (nacionais e importadas), verduras e legumes, alimentos para animais, sementes, mudas de plantas, artesanato regional, bomboniere, lotéricas, bancas de revistas e jornais, flora e artigos para umbanda, peixes ornamentais e produtos para aquários, cafeteria, barbearia, livraria.



O Mercado oferece os mais variados produtos, como por exemplo:   


Produtos Regionais

erva-mate, chás, condimentos, cuias para chimarrão, bucha natural (esfregão), charque, mel.

Produtos Naturais

aveia, farinhas e grãos integrais, açúcar mascavo, soja, multimistura, tofú,  pães, bolos, granolas.

Especiarias

frutas secas nacionais e importadas, doces de frutas, lácteos, queijos, patês, manteigas, presuntos, azeitonas, bacalhau, peixe defumado, vinhos, cachaças, produtos para confeiteiros e sorveteiros, chocolate.

Exclusividades

venda à granel de cereais, farinhas; fiambres cortados na hora; café torrado e moído de várias procedências; salada de frutas, o peixe mais fresco da cidade, sementes e ervas medicinais variadas.

Cultura

Além de toda a variedade de produtos, o Mercado Público também se caracteriza por ser um local onde acontecem atividades culturais, como shows, exposições artísticas, desfiles, saraus, etc.

Fotos: Gilberto Simon
Mercado Público

Mercado Público
Mercado Público


Mercado Público

Mercado Público
Mercado Público




http://www2.portoalegre.rs.gov.br/mercadopublico/default.php


Nenhum comentário: