3 de set. de 2011

PÉ NA ESTRADA - Triunfo, PE



A 415 Km da capital Pernambucana, triunfo é uma cidade do interior bastante conhecida e agradável. É procurada por quem gosta de natureza, essa calma e paz típica do interior.

Fica localizada no Sertão do Pajeú, no início da chapada do Araripe. Os municípios nessa região geralmente estão a uma altitude aproximadamente de 1.000 metros, o que caracteriza bastante o clima do interior, de dia é quente e seco, à noite é bastante frio.

É uma das cidades que compõem a " Rota do Cangaço e Lampião", junto com Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Egito, São José do Belmonte e Afogados da Ingazeira.


Além do clima muitas atrações estão presentes para encantar cada vez mais os turistas. Os engenhos de rapadura, os poetas, a gastronomia, a caatinga e a história do cangaço são só alguns dos atrativos. A cultura e o povo local são quase um atrativo, gente simpática e muito simples. 
A cidade preserva uma construção do final do século XIX, a Casa Grande das Almas, onde Lampião costumava se abrigar. É lá também que fica o Museu do Cangaço com mais de 500 peças sobre Virgulino Ferreira, Maria Bonita e seu bando.

A 1,2 mil metros de altitude no ponto mais alto apelidado de Pico do Papagaio está um dos principais passeios a se fazer, o clima sempre frio por causa da altitude atrai muitos visitantes.

Para chegar ao Pico do Papagaio deve-se procurar um guia e um transporte como esse na foto, ônibus não chegam ao local, mas isso não é um problema pois sempre tem pessoas oferecendo esse serviço e transporte. Andar até o local é uma opção, mas leva muito tempo e é sempre subida, então não é aconselhável. 

Em grupo é sempre mais facil negociar os preços para esse e outros passeios, então fica essa dica!


Pico do Papagaio - Turma da UFPE Turismo 2009.1 e 2009.2 em visita técnica à Triunfo

Pico do Papagaio - Turma da UFPE Turismo 2009.1 e 2009.2 em visita técnica à Triunfo (Dizem na região que quem tocar no chicote do cangaceiro irá arrumar um casamento) 

Durante o inverno, a temperatura em Triunfo pode chegar a 8ºC durante a madrugada. Trata-se de um oásis do sertão cujo principal cartão postal é o Cine Teatro Guarany em frente à Lagoa João Barbosa.





4 comentários:

Anônimo disse...

Ah, Triunfo, como és bela!seu clima, sua hospitalidade fazem com que aqueles que aí estiveram sintam vontade de retornar e viver mais uma vez momentos extonteantes e agradáveis. Cidade linda, perfeita para quem quiser viver uma linda história.

Turismo UFPE 2009.1 disse...

Concordo! Triunfo é perfeita!

Anônimo disse...

Muita saudades desse lugar, das pessoas, simpáticas, alegres e prestativa. Faz mais de vinte cinco anos que morei em Triunfo, mas não esqueço da hospitalidade desse povo, dos engenhos, dos passeios a noite a beira do acude e da discoteca no Cine Teatro Guarani. Foi onde passei alua de mel e os primeiros três anos de casada e onde nasceram minhas duas filhas. Oh que saudade.

Turismo UFPE 2009.1 disse...

Que interessante! Imagino como devem ter sido maravilhosos esses anos em que vocÊ viveu na maravilhosa Cidade Pernambucana de Triunfo, um Oásis no meio do Sertão!

Será que você tem algumas fotos da época para compartilhar com os leitores do blog? seria interessantíssimo conhecer melhor essa história!

Entre em contato conosco pelo email ufpetur2009.1@gmail.com