21 de out. de 2010

Reconhecimento do Turismo Religioso







Período de 27 de setembro a 1º de outubro ‘Fazendo Turismo’, juntamente com a turma do 3º período realizou uma visita técnica pelo sertão dos estados de Pernambuco, João Pessoa, Natal e Fortaleza. Turismo e Meio Ambiente e Geografia Turística foram as disciplinas que mediaram essa viagem.
Os alunos fizeram uma análise dos aspectos geo-socio-ambientais dos lugares visitados e com certeza todos tem uma narrativa crítica de algum aspecto. Um deles já foi abordado: Pico do Jabre (PB). Aguardem mais novidades!

Um dos aspectos que provavelmente, muitos devem ter reparados, é a forte caracterização da atividade turística decorrente da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões. Esse é o chamado Turismo Religioso.



Mediante a esse segmento, segue uma reportagem da redação FOLHA de Pernambuco

Da redação

Apesar de não haver dados consolidados sobre o número de turistas movidos pela fé que visitam Pernambuco, a Secretaria de Turismo do Estado trabalha na divulgação de roteiros integrados que incluem a vocação religiosa. “Nas comemorações de santos padroeiros há um fluxo grande de turistas. Estas pessoas são tanto de Pernambuco quanto de outros estados do Nordeste”, afirmou a diretora de Estruturação de Turismo da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Ceci Amorim.
De acordo com Ceci, os municípios com maior apelo religioso fazem parte das rotas da Crença e Arte (que passa pelos municípios de Pesqueira, Arcoverde e Garanhuns), “História e Mar” (que visita os pontos turísticos de Recife e Olinda) e “Engenhos e Maracatus” (que passa por Paudalho). “O drama da Paixão de Cristo, que acontece no teatro de Nova Jerusalém, também atrai muitos fiéis e turistas. A demanda é grande e as empresas já comercializam roteiros integrados”, disse.

O Recife também está divulgando o potencial do Turismo Religioso. Para estimular os fiéis a visitarem as igrejas da capital pernambucana, a Secretaria de Turismo do município elaborou um roteiro com nove igrejas da cidade, com um breve histórico e horário de visitação de cada uma. O material está publicado na revista Recife Te Quer, distribuída nos postos de informações turísticas, hotéis e nos eventos promocionais realizados.

“A vinda dos turistas e romeiros movimenta toda a cadeia produtiva do turismo. Esta pessoa fica na cidade não apenas no dia de festa, aproveitando toda a programação que inclui missas, celebrações, vigílias e procissões. O visitante ainda conhece a beleza e a história das diversas igrejas e basílicas espalhadas pela cidade”, afirmou o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira. Entre as igrejas que fazem parte do roteiro está a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antonio. O material também destaca a beleza do Convento Franciscano de Santo Antônio, que reúne as igrejas de Santo Antônio e de São Francisco, o Museu Franciscano de Arte Sacra e a Capela Dourada. Outro destaque é a Igreja Madre de Deus que tem, na fachada, arenito dos arrecifes.

A Romaria a Juazeiro do Norte (Ceará) também atrai muitos turistas. A estimativa é de que dois milhões de devotos de padre Cícero participem do roteiro anualmente. As peregrinações às cidades barrocas mineiras como, por exemplo, Ouro Preto, Mariana e Congonhas do Campo, também são bastante procuradas.


Posted by Roberta_

Nenhum comentário: