21 de ago. de 2011

O Mercado Público de São José - Recife


Estudantes de várias áreas estudam as características e peculiaridades das localidades, as atividades que definem o caráter único e especial atribuído aos equipamentos turísticos.
Estudos como esse são de grande importância para despertar o interesse e a valorização dos nossos patrimônios públicos que, tanto transmitem um sentimento de orgulho citadino como também proporcionam às novas gerações uma oportunidade de vivenciar e imaginar o cotidiano de outrora. Além de incentivar essa busca pelo passado, a construção do mercado São José representa atualmente um importante destino para o comércio local, ao mesmo tempo em que recebe um considerável fluxo de turistas nacionais e internacionais, principalmente em feriados e épocas festivas, devido ao seu teor cultural.
O governo tem como dever continuar investindo na manutenção e no desenvolvimento de futuros projetos de modernização.

O Mercado de São José foi inaugurado em 1875 e possui a mesma arquitetura neoclássica dos mercados europeus da época. Trata-se de um dos principais mercados públicos municipais. Seus boxes abertos diariamente, 542 no total, possuem uma imensa diversidade de produtos e serviços: roupas, frutas, carnes, folhetos de cordel, produtos de umbanda e candomblé, jogos de búzios e tarô e muito mais. E tem mais: pra quem quer uma fotografia de recordação, tem os tradicionalíssimos fotógrafos “lambe-lambe”, já quase extintos. 
É um dos vinte e quatro mercados públicos do Recife.  Localizado no bairro de São José, é o mais antigo edifício pré-fabricado em ferro no Brasil.
  
O local onde foi montado o Mercado de São José abrigava antes o Sítio dos Coqueiros, depois chamado Largo da Ribeira do Peixe. No começo do século XIX, o governador de Pernambuco Dom Tomaz José de Melo ordenou a construção, no largo, do Mercado da Ribeira do Peixe, onde eram comercializadas várias mercadorias para o consumo da cidade do Recife.








  

           
      
 



Hoje, quem visita o Mercado, além de apreciar uma bela arquitetura que ocupa uma área de 3.541 metros quadrados com seus dois pavilhões, 545 boxes cobertos e 80 compartimentos na sua área externa, além de 24 outros destinados a peixes, 12 a crustáceos e 80 para carnes e frutas, é também, um local onde se encontra o melhor do artesanato regional, folhetos de cordel, ervas medicinais, artigos para cultos afro-brasileiros, como um lugar para os amantes da culinária nordestina. É lá que se pode apreciar o sarapatel, a macaxeira com carne de charque, a galinha à cabidela, a tapioca, o queijo coalho assado na brasa, e tantas outras iguarias. Importante centro de abastecimento do bairro de São José e um ponto de atração turística na cidade do Recife. Enfim, quem passeia pelas ruas do Mercado de São José tem a oportunidade de conhecer um belo patrimônio histórico e de assistir a uma grande exposição da cultura pernambucana. 

A Secretaria de Turismo do Recife tem cinco postos de informações: Mercado de São José, Arsenal da Marinha, TIP, Aeroporto e Boa Viagem. Os três últimos em parceria com a Empetur. 

Os recepcionistas são universitários, a partir do 3º período de Turismo, bilíngues. Todos passam por treinamentos de vendas, marketing, qualidade de atendimento, aulas ministradas por técnicos da Secretaria de Turismo do Recife.


Aqui os turistas contam com pessoal multilíngue, que fornecem mapas gratuitos e podem ajudar com a reserva de hotéis.

Me respondam. Qual o melhor Mercado Público de Recife?

3 comentários:

Maria Helena Do Nascimento/Cidadã repórter disse...

Olá amigos, muito prazer!
Gostei de ver a foto do Mercado de São José, de minha autoria, no blog de vocês. Parabéns e sucesso!
maria.helena.nascimento@oi.com.br
81-9212.1767 (tim) / 62-8141.7097 (tim).
http://cidadao.dpnet.com.br/cidadao/viewtopic.php?f=30&t=5067

Turismo UFPE 2009.1 disse...

Olá Maria Helena! Muito prazer!
Que ótimo que vocÊ aprova e prestigia o nosso blog!
Sempre estamos ligados em nossa cidade e peças envolvidas com o nosso turismo.
Em breve iremos planejar melhor o site, gostaria de contar com seu apoio.
Um grande abraço em nome de toda a equipe do Fazendo Turismo

Pierre disse...

Muito boas as informações, apenas lamento o tempo que não são atualizadas, mas são válidas.